• RSS
  • Facebook
  • Twitter
Comentários

Segundo o Ministério da Saúde:



* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios; 
* Em casos de Intoxicação exógena;
* Em caso de queimaduras graves;
* Na ocorrência de maus tratos; 
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
* Em casos de tentativas de suicídio; 
* Em crises hipertensivas; 
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
* Em casos de afogamentos;
* Em casos de choque elétrico; 
* Em acidentes com produtos perigosos; 
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.



SAMU significa "Serviço de Atendimento Móvel de Urgência", estando claro que o objetivo do serviço é atender urgências. Na medicina, há dois termos que designam ocorrências graves à saúde: urgência e emergência. No entanto, a tendência atual é condensar os termos em um só significado, a urgência, com seus graus de risco à saúde humana. Assim, urgência médica é todo agravo à saúde que exija atendimento médico imediato, com risco iminente de morte ou doença grave. 


O SAMU 192 é um serviço público gratuito, porém isso não quer dizer que seu uso seja irrestrito. Para ter acesso ao SAMU 192 é necessário estar em urgência médica. Ter dificuldades financeiras, de transporte, ser funcionário público, ter procedimento agendado num hospital, pagar impostos, etc., nada disso, por si só, torna o cidadão um usuário do SAMU. O atendimento pré-hospitalar móvel existe para socorrer uma vítima e a conduzir rapidamente ao hospital, e para isso, as ambulâncias devem estar sempre prontas para o atendimento, coisa que não é possível se o serviço for utilizado indiscriminadamente, para fazer transportes de pessoas saudáveis ou que não se encontrem em urgência médica, conforme descrito acima. Para isso existe a figura do Médico Regulador, responsável por ouvir cada caso, julgar segundo sua competência técnica e experiência no serviço se é necessário ou não o envio de ambulância.


Assim, se uma pessoa apresenta gripe, diarréia, dor de cabeça, cólica menstrual, crise nervosa, embriaguez, ferimentos leves ou está em trabalho de parto normal, por exemplo, o serviço não deve ser acionado, para não impedir que pessoas que realmente necessitem de socorro imediato e transporte por ambulância sejam atendidas, por estarem as ambulâncias ocupadas com pacientes sem risco.

2 Responses so far.

  1. Beslie says:

    Muito boa essa iniciativa de orientar a população sobre quando chamar o serviço do SAMU 192, trotes, etc. Vamos divulgar esse blog para que o nosso trabalho seja facilitado e fique cada dia mais eficiente. Parabéns pela iniciativa Paulo.

  2. Chefe says:

    Obrigado, Beslie, agradeço o apoio e aceito sugestões de todos para novas pautas e postagens ou inovações no blog. Abraço!

Comente

Serão aceitos comentários, dúvidas, sugestões, críticas e elogios; serão excluídos comentários de mau gosto, agressões verbais, palavras de baixo calão, tentativa de uso político dos comen-tários, spam ou qualquer texto considerado ofensivo ou inapropriado para o propósito deste blog.